SAÚDE - alimentos


 - Alimentos que ajudam a combater o Colesterol :

Vários alimentos vêm sendo estudados por sua ação coadjuvante no tratamento médico para diminuição do colesterol, além de serem fundamentais como fator preventivo.

Conheça os principais:

FIBRAS: as do tipo solúvel auxiliam na diminuição do colesterol, e retardam o esvaziamento gástrico, aumentando o tempo de trânsito intestinal e melhorando a absorção da glicose (ótimo para quem sofre de diabetes). Entre as fibras solúveis, uma das mais estudadas é a aveia. Recomenda-se a ingestão de 40g de farelo ou 60g de farinha de aveia por dia - cerca de 2 colheres (sopa).

AZEITE, ABACATE E OLEAGINOSAS: fontes de gordura monoinsaturada (ômega-9), essas são objeto de estudos relacionados à diminuição do colesterol LDL e ao aumento do colesterol HDL. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a ingestão do equivalente a 2 colheres (sopa) de azeite por dia.

SALMAO, SARDINHA, ATUM: ricos em omega-3. Trabalhos demonstram que, quando consumidos regularmente, reduzem

os níveis de agregação plaquetária e triglicérides. Estes últimos, assim como o colesterol, são gorduras que podem ser fabricadas pelo próprio corpo ou ingeridas na alimentação. Os triglicérides são a principal forma de reserva de energia do organismo, mas suas taxas precisam ser mantidas sob controle. 0 ideal é consumir três porções semanais desses peixes.

UVAS, MORANGOS, CEREJAS, JABUTICABAS, AMORAS, BERINJELAS: são ricos em flavonóides e, no caso das uvas, há ainda o resveratrol. Esses antioxidantes dificultam a formação de placas de gordura na parede das artérias, a chamada agregação plaquetária. O mecanismo tem grande importância preventiva no combate às doenças coronarianas.

FITOSTERÓIS: são esteróis vegetais, substâncias extraídas de sementes de girassol e grãos de soja, que interferem na absorção do colesterol a partir do intestino, reduzindo os valores de colesterol total e LDL. Já estão disponíveis no mercado margarinas enriquecidas com fitosteróis. Pesquisas apontam que o consumo de 20g, o equivalente a 1 colher (sopa) por dia do produto, diminuiu o colesterol LDL em 10% a 15% em três semanas.

SOJA: 0 consumo de produtos à base de soja está relacionado à prevenção de aterosclerose. É rica em isoflavonas, substâncias que têm efeito antioxidante, e também em fibras solúveis, que auxiliam na diminuição do colesterol. Vale consumir na forma de grãos, leite, sucos e queijo (o tofu).



fonte : Matéria de Suzana Campos  - Revista Einstein Vida nº10

*************************************************************************************************
*************************************************************************************************